Covas sanciona lei que proíbe estabelecimentos de fornecer plásticos descartáveis na capital de SP.

Bruno Covas sanciona lei que proíbe plásticos de uso único — Foto: Barom Ambiental

A lei municipal de São Paulo proíbe o fornecimento gratuito e a venda de descartáveis plásticos por todo tipo de estabelecimento e a Barom te ajuda a entender na prática alguns pontos da lei, selecionamos 4 questionamentos para ajudar você a entender mais e melhor sobre este assunto.


1) Precisa mesmo proibir os plásticos descartáveis?

Vamos observar o seguinte: são milhares de toneladas de resíduos destinados a aterros sanitários todos os dias – 16% destes são plásticos descartáveis e o aterro de SP só tem capacidade para mais 7 anos, ou seja, a redução na geração deste e de outros resíduos é urgente.



2) Como será a fiscalização?

A lei entra em vigor em 01 de janeiro de 2021 e a primeira autuação a estabelecimentos que forneçam ou façam a venda dos descartáveis plásticos, será uma advertência, sem pagamento de multa. As autuações posteriores serão multadas e os valores vão de 1.000 a 8.000 reais. A melhor notícia a este respeito é que o próprio consumidor está atento a essas questões e querendo que as questões sustentáveis sejam respeitadas.


3) E o que muda para o consumidor?

A lei proíbe o fornecimento gratuito e a venda de descartáveis plásticos por estabelecimentos, então abrange também mercados e lojas que distribuiriam ao consumidor, ou seja, o consumidor não terá acesso aos descartáveis a partir de 2021.

Mas calma! Existem muitas alternativas viáveis que não prejudicam o meio ambiente e ajudam sua rotina, é possível viver sem os plásticos descartáveis e sem gerar resíduos desnecessariamente.


4) E os biodegradáveis são liberados?

Depende! Os oxibiodegradáveis não! Estes são até piores que os não biodegradáveis pois quando se decompõem tornam-se microplástico e vão parar na nossa água, desde os oceanos as águas da nossa torneira e seus efeitos sobre a saúde se quer são conhecidos ainda.


Fique atento (a) você pode obter dicas maravilhosas para mudar seus hábitos, basta querer e estar disposto (a), um mundo de oportunidades está a nossa frente e podemos te ajudar!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo